Resumo:
Nas discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, a alfabetização é apresentada como processo primordial para a construção de um projeto de sociedade que seja realmente democrática e inclusiva, constituindo-se como requisito fundamental para dar continuidade à escolarização, processo que abrange o acesso a bens culturais construídos ao longo da história e a modelos culturais de ação, fundados em saberes, valores e práticas socialmente prestigiados. No entanto, no que diz respeito ao panorama educacional brasileiro, a efetivação do direito à educação com qualidade para jovens e adultos é ainda um grande desafio. Diante dos paradoxos dos modos como programas e projetos de alfabetização de jovens e adultos têm se concretizado no Brasil, o presente estudo, que se configura como uma pesquisa bibliográfica apresenta algumas reflexões sobre o processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos em nosso país. Baseada nos estudos de Freire (1996), Paiva (2003), Silva (2012), dentre outros pesquisadores, a pesquisa aprofunda os estudos sobre alfabetização e letramento, aborda a questão do analfabetismo funcional no Brasil e as contribuições dos estudos de Paulo Freire para o campo da EJA.
Descrição:
Oliveira, S. F. S. Alfabetização, letramento e educação de jovens e adultos (EJA): caminhos e descaminhos. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.