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A presente pesquisa intitulada “Crianças com Síndrome de Down: inclusão x aprendizagem” tem como objetivo relatar como se desenvolve a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down, em uma sala de aula de uma escola da rede regular de ensino, sob a forma de inclusão. Evidentemente, incluído no objetivo estão às causas intrínsecas e extrínsecas a escola, por exemplo, o tempo em que elas permanecem na escola e como se relacionam com os pais. No encalce desse objetivo caminhamos com a pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação, tendo como referencial Trivinos, 2008 e Thiollent, 1986. Para melhor desenvolvermos a nossa pesquisa buscamos nos fundamentar em estudiosos no assunto como, Gomes, (2007), Honora, et al. (2012), Lizarazu, (2003) Montoan (2003) e os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2002), entre outros, os quais nos fizeram compreender que nós professores, podemos estimular as crianças, embora com necessidades especiais a se posicionar-se como um ser atuante e como sujeito no processo ensino aprendizagem. O nosso interesse pela temática surgiu a partir da nossa experiência como professora, onde, em uma sala de aula de ensino regular encontram-se presentes duas crianças com Síndrome de Down, as quais nos possibilitou aprofundarmos em conhecimentos, para aprender a conhecer e saber lidar com as suas dificuldades, assim como, a interação com os colegas. Para tanto, durante todo o processo, procuramos refletir sobre as nossas ações pedagógicas sobre as áreas de conhecimentos trabalhadas, relativas ao nível de ensino, no sentido de dar à devida atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento de aprendizagem e situações de interação significativas a inclusão das mesmas. Essas reflexões nos possibilitou, como educadora, observar que inclusão e aprendizagem não só podem como devem caminhar juntas, jamais separadas. |
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