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O presente estudo é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, uma ação colaborativa mediada por uma oficina pedagógica, com docentes do 1º ao 5º ano da educação básica da cidade de São Domingos do Cariri, PB. Tivemos como objetivo geral analisar as relações de aprendizagem dos docentes com o software hagáquê, fazendo uma intervenção colaborativa nas suas etapas de letramento digital. Fundamentamos nosso estudo em autores que discutem sobre tecnologias e formação de professores, dentre eles BUZATO (2006), KENSKI (2007), MORAM (2008), IBIAPINA (2013), RIBEIRO e SANTOS, (2013), dentre outros. O estudo mostrou uma percepção de que o professor é um sujeito ativo da relação TIC e educação, apontando que o uso da tecnologia em sala de aula consiste em um constante desafio para o docente, ficando assim a afirmação de que ocorre uma evidente necessidade dos professores estarem cada vez mais inseridos no contexto digital e que a formação continuada ocorra tomando-se como referência os novos saberes e fazeres deste contexto mediado por tecnologias digitais. |
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