dc.contributor.author |
Medeiros, Juliana Bruna da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2015-11-16T13:03:47Z |
|
dc.date.available |
2015-11-16T13:03:47Z |
|
dc.date.issued |
2015-06-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.334 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7963 |
|
dc.description |
Medeiros, J. B. da S. Prática pedagógica e tecnologias da informação e da comunicação: com a palavra, os docentes do Ensino Fundamental. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Partindo do pressuposto de que as Tecnologias da informação e da comunicação estão cada vez mais sendo inseridas no cotidiano escolar, esta pesquisa propõe-se fomentar discussões teóricas e práticas a respeito do uso das ferramentas tecnológicas em uma escola da Rede Privada de Ensino Fundamental no Município de Cuité/PB. Partindo desse pressuposto, a pesquisa tem como objetivo verificar de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital diante de sua própria inserção como docente nesta realidade digital. Os objetivos específicos se desdobram em identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão pedagógica, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. No decorrer da discussão, faz-se um apanhado histórico baseado nos pensadores da área tecnológica, como Moran (2007), Kensky (2003), Tajra (2001), Serafim e Sousa (2011) relatando os possíveis avanços obtidos com o desenvolvimento da tecnologia, como também seus benefícios ao processo educacional. Os instrumentos de coleta de informações foram avaliados quanto ao perfil dos docentes no contexto digital e a prática pedagógica. A análise realizou-se através de questionários aplicados a 14 professores, contendo 13 questões abertas e fechadas, as quais foram classificadas de 1 a 14, onde eles descreveram suas opiniões sobre a temática em estudo. Para um bom desenvolvimento desta pesquisa, levou-se em consideração a formação acadêmica dos educadores e seus conhecimentos práticos metodológicos. Nos dados apresentados, os educadores descreveram o uso da tecnologia como tendo forte influência para o processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Lúcia Serafim |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e da Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Prática pedagógica e tecnologias da informação e da comunicação: com a palavra, os docentes do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |