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Este trabalho procura analisar como o Nordeste é ainda apresentado por conteúdos jornalísticos, a partir de uma imagem estereotipada e estigmatizada na série JN no Ar. Uma imagem atrelada ao atraso, a miséria, a pobreza e a fome, numa história pronta, figurada por personagens reais e atuantes dentro de uma realidade criada e propagada como verdade pelas reportagens. Partimos da premissa, que a mídia vende o nordeste pelo viés ideológico e simbólico, cultivando um discurso forjado, como uma verdade criada, incitada pelo estigma que desacredita o povo e a região. Utilizando-se de análise de conteúdo e de discurso iremos observar a Série de reportagens JN no AR, onde podemos ver essa imagem perpassada por um discurso excludente e preconceituoso. O nordeste do Brasil é o irmão pobre e sem perspectivas de um futuro melhor.É fato que tal conjuntura se apresenta nesse pedaço de Brasil, mas há progresso, avanço e possibilidades na região, que são ocultadas. Como pressupostos teóricos, utilizamos as perspectivas sobre discurso midiático de Bourdieu (1997),Pereira Jr. (2003);Marcondes Filho (1986) e Charaudeau (2010); a noção de construção do Nordeste de Albuquerque Jr. (2011) e, por fim, a noção de estigma, os conceitos de Goffman (2004). |
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