Resumo:
Atualmente as organizações estão atentando para a importância da implementação de ações que visam contribuir para a melhoria dos processos empresariais. Sabe-se que as pessoas caracterizam-se como o principal capital e a base das organizações. A Qualidade de Vida no Trabalho – QVT é um fator primordial para administrar o bem estar do colaborador, que em condição favorável e agradável para trabalhar, aumenta sua produtividade e crescimento pessoal e profissional. Neste contexto, este artigo teve como objetivo analisar o nível de satisfação de QVT na percepção dos colaboradores da Construtora Odebrecht no Sertão Alagoano. Trata-se de um estudo de caso, acompanhado de pesquisas descritiva, metodológica, bibliográfica e de campo; e dos métodos quantitativo e qualitativo. O instrumento utilizado foi um questionário composto por 35 questões, onde 5 foram desenvolvidas para traçar o perfil socioeconômico dos colaboradores e 30 questões que avaliaram a QVT na percepção dos funcionários, baseada no modelo de Walton (1973). Para mensurar os resultados da pesquisa utilizou-se a escala Likert, adaptada para três categorias: Concordância; Neutralidade e Discordância. Nos resultados, em todos os fatores houve maioria de concordância. Logo, a empresa vem primando pela satisfação de seus colaboradores no que concerne a QVT.
Descrição:
COSTA, M. J. V. de O. Qualidade de vida no trabalho: análise na percepção dos colaboradores da construtora Odebrecht. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]