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A Responsabilidade Social Empresarial é um tema atual, que vem ganhando destaque nas
empresas, no governo, na sociedade e no meio acadêmico, e pode ser percebido como um
ponto importante a ser observado e trabalhado nas organizações. As instituições financeiras
oficiais possuem um papel fundamental no cumprimento da política socioambiental, uma vez
que podem atuar de forma preventiva, desde a análise inicial do projeto até a sua efetiva
implementação. Inserido nesse contexto, o Banco do Nordeste do Brasil S.A. diferencia-se
das demais instituições financeiras pela missão que tem a cumprir: atuar na promoção do
desenvolvimento sustentável como banco público, competitivo e rentável. Por esse motivo,
este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos colaboradores do Banco do
Nordeste do Brasil S.A., agência 009, Campina Grande-PB, sobre a responsabilidade social
empresarial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório. O
instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário semi-estruturado, baseado em An
Empirical Test of a Cross-national Modelo of Corporate Social Responsability Quazi e
O’Brien 2000, contendo 25 questões objetivas de múltipla escolha, no intuito de identificar os
indicadores mais relevantes segundo a percepção dos colaboradores do Banco do Nordeste,
agência 009, Campina Grande-PB, sobre a responsabilidade social empresarial. A visão
estreita da RSE, que representa a noção teórica de que as empresas devem maximizar os
lucros para os seus acionistas como sua única preocupação social, foi negada pela maioria dos
respondentes. Na percepção dos respondentes, a atribuição de um perfil essencialmente
econômico às empresas, que privilegie a visão do lucro (visão clássica) sobre todas as outras
questões deve ser rejeitada. Portanto, a percepção da maioria dos colaboradores que
participaram da pesquisa tem maior afinidade com a visão moderna da RSE, a qual considera
que em longo prazo as ações de responsabilidade social trazem benefícios às empresas. Este
ponto é corroborado na medida em que todos concordaram que os programas de ações sociais
podem ajudar a construir uma imagem favorável às organizações. |
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