Resumo:
O presente estudo teve o objetivo de analisar a evolução das publicações científicas da área temática de Educação e Pesquisa em Contabilidade no âmbito dos congressos USP de Controladoria e Contabilidade e ANPCONT no período de 2010 a 2014, através da verificação dos seguintes aspectos: evolução temporal; assuntos abordados e autores mais prolíficos, utilizando-se da pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e qualitativa. No período analisado foram publicados 977 artigos, sendo que 140 deles na área de educação e pesquisa em contabilidade. Os resultados evidenciam uma evolução no número de trabalhos explorando o tema “Ensino e Aprendizagem” que pode ser percebido durante o período de 2010 a 2012 em ambos os congressos, e uma queda significativa de 2013 a 2014, principalmente, no congresso USP com um artigo apenas no ano de 2013. Com relação aos assuntos abordados, os mais recorrentes são: (análise de produções científicas (bibliometria); redes sociais na pesquisa científica; aspectos metodológicos; percepção dos alunos sobre os professores; expectativas sobre o curso, estilo de aprendizagem). Ademais, no que se refere a autores mais prolíficos, se destacam Gilberto José Miranda, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo e Silvia Pereira de Castro Casa Nova. O estudo pode ser considerado importante, pois mapeando pesquisas acadêmicas pode-se conhecer e detectar por meio de revisões sistemáticas, tendências e vieses da área de conhecimento
Descrição:
GANGORRA, M. M. Educação e pesquisa em contabilidade: análise da produção científica nos anais dos congressos USP e ANPCONT no período de 2010 a 2014. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]