UEPB - Repositório Digital

Educação e pesquisa em contabilidade: análise da produção científica nos anais dos congressos USP e ANPCONT no período de 2010 a 2014

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gangorra, Marcia Maria
dc.date.accessioned 2015-12-01T17:12:35Z
dc.date.available 2015-12-01T17:12:35Z
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8032
dc.description GANGORRA, M. M. Educação e pesquisa em contabilidade: análise da produção científica nos anais dos congressos USP e ANPCONT no período de 2010 a 2014. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve o objetivo de analisar a evolução das publicações científicas da área temática de Educação e Pesquisa em Contabilidade no âmbito dos congressos USP de Controladoria e Contabilidade e ANPCONT no período de 2010 a 2014, através da verificação dos seguintes aspectos: evolução temporal; assuntos abordados e autores mais prolíficos, utilizando-se da pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e qualitativa. No período analisado foram publicados 977 artigos, sendo que 140 deles na área de educação e pesquisa em contabilidade. Os resultados evidenciam uma evolução no número de trabalhos explorando o tema “Ensino e Aprendizagem” que pode ser percebido durante o período de 2010 a 2012 em ambos os congressos, e uma queda significativa de 2013 a 2014, principalmente, no congresso USP com um artigo apenas no ano de 2013. Com relação aos assuntos abordados, os mais recorrentes são: (análise de produções científicas (bibliometria); redes sociais na pesquisa científica; aspectos metodológicos; percepção dos alunos sobre os professores; expectativas sobre o curso, estilo de aprendizagem). Ademais, no que se refere a autores mais prolíficos, se destacam Gilberto José Miranda, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo e Silvia Pereira de Castro Casa Nova. O estudo pode ser considerado importante, pois mapeando pesquisas acadêmicas pode-se conhecer e detectar por meio de revisões sistemáticas, tendências e vieses da área de conhecimento pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kallyse Priscila Soares de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Publicações em contabilidade pt_BR
dc.subject Produção científica pt_BR
dc.subject Educação contábil pt_BR
dc.subject Pesquisa em contabilidade pt_BR
dc.title Educação e pesquisa em contabilidade: análise da produção científica nos anais dos congressos USP e ANPCONT no período de 2010 a 2014 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta