Resumo:
As cotas representam uma ação afirmativa, que reconhece o problema da desigualdade e a necessidade de implementação de uma ação concreta que garanta os direitos ao trabalho, à educação, à promoção profissional e às pessoas em situação de inferioridade social. Com isto, as cotas raciais foram implantadas no Brasil com o objetivo de promover o acesso dos afrodescendentes nas universidades públicas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos estudantes do Curso de Administração da UEPB - Campus I, quanto à implementação de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória descritiva, bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado contemplando as dimensões: educação, desigualdade social, desigualdade racial, discriminação racial e aspectos socioeconômicos. Os resultados demonstram que a maioria dos estudantes pesquisados concorda, que as cotas raciais são necessárias para a inserção dos jovens afrodescendentes nas universidades públicas, em decorrência de anos de exclusão dessa população no ensino superior e por consequência no mercado de trabalho, impactando de forma negativa nas condições de vida.
Descrição:
LIMA, J. B. de. A percepção dos estudantes do curso de administração da UEPB - Campus I, quanto a política de cotas raciais nas universidades públicas do Brasil. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]