Resumo:
Este estudo que se caracterizou como descritivo, teve como objetivo analisar e
discutir os fatores nos quais o ensino da dança de salão hoje está envolto. É comum
identificar o ensino e a prática da dança de salão como uma atividade lúdica
baseada na repetição de passos para uma boa execução destes em festas. O
ensino da dança na atualidade se dá em diferentes espaços além da escola
(educação formal), em clubes, comunidades de bairro, academias de ginástica e
escolas específicas de dança (educação não-formal). No ambiente escolar
(educação formal), alguns dos objetivos a serem alcançados com a dança já estão
preestabelecidos numa forma estruturada de ensino/aprendizagem norteada, por
exemplo, pelos PCN’s de Educação Física e de Artes, que apontam ao professor
desde aspectos para o planejamento de suas aulas de tal forma que na sua prática
pedagógica ele possa buscar caminhos e ferramentas necessários para atingir o fim
contemplado. E o ensino da dança fora da escola? Qual o norteador? Tais
indagações foram construindo o objetivo central desse trabalho que é apresentar e
discutir apontamentos pedagógicos que possam nortear a prática do professor de
dança de salão na educação dita não formal. Trazer essa discussão a partir de
contextos vivenciados durante anos de ensino da dança de salão na educação nãoformal
pode contribuir no exercício de ser professor não somente na educação
formal, fortalecendo assim, discussões em torno da dança, do ensino e do espaço
onde é vivenciada. O estudo abre a possibilidade de (re)configurar o olhar sobre as
escolas de dança, sua função social e o fazer pedagógico. Este trabalho traz à
reflexão em sua própria intervenção pedagógica no campo da dança de salão possa
contribuir com a prática profissional daqueles que também estão em outros espaços
educativos, como as escolas específicas de dança, diante da necessidade de pensar
sobre o saber/fazer, na busca incessante pelo conhecimento que nunca está
fechado em si mesmo, na função de também educar e contribuir na formação e
desenvolvimento de seus alunos.
Descrição:
ARAÚJO, D. de O. O ensino da dança de salão em outros núcleos educativos: reflexões sobre a intervenção pedagógica. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.