UEPB - Repositório Digital

O ensino da dança de salão em outros núcleos educativos: Reflexões sobre a intervenção pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Daniel de Oliveira
dc.date.accessioned 2016-01-15T14:18:33Z
dc.date.available 2016-01-15T14:18:33Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.other CDD 792. 62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8178
dc.description ARAÚJO, D. de O. O ensino da dança de salão em outros núcleos educativos: reflexões sobre a intervenção pedagógica. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo que se caracterizou como descritivo, teve como objetivo analisar e discutir os fatores nos quais o ensino da dança de salão hoje está envolto. É comum identificar o ensino e a prática da dança de salão como uma atividade lúdica baseada na repetição de passos para uma boa execução destes em festas. O ensino da dança na atualidade se dá em diferentes espaços além da escola (educação formal), em clubes, comunidades de bairro, academias de ginástica e escolas específicas de dança (educação não-formal). No ambiente escolar (educação formal), alguns dos objetivos a serem alcançados com a dança já estão preestabelecidos numa forma estruturada de ensino/aprendizagem norteada, por exemplo, pelos PCN’s de Educação Física e de Artes, que apontam ao professor desde aspectos para o planejamento de suas aulas de tal forma que na sua prática pedagógica ele possa buscar caminhos e ferramentas necessários para atingir o fim contemplado. E o ensino da dança fora da escola? Qual o norteador? Tais indagações foram construindo o objetivo central desse trabalho que é apresentar e discutir apontamentos pedagógicos que possam nortear a prática do professor de dança de salão na educação dita não formal. Trazer essa discussão a partir de contextos vivenciados durante anos de ensino da dança de salão na educação nãoformal pode contribuir no exercício de ser professor não somente na educação formal, fortalecendo assim, discussões em torno da dança, do ensino e do espaço onde é vivenciada. O estudo abre a possibilidade de (re)configurar o olhar sobre as escolas de dança, sua função social e o fazer pedagógico. Este trabalho traz à reflexão em sua própria intervenção pedagógica no campo da dança de salão possa contribuir com a prática profissional daqueles que também estão em outros espaços educativos, como as escolas específicas de dança, diante da necessidade de pensar sobre o saber/fazer, na busca incessante pelo conhecimento que nunca está fechado em si mesmo, na função de também educar e contribuir na formação e desenvolvimento de seus alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dança de salão pt_BR
dc.subject Ensino da dança pt_BR
dc.subject Educação formal pt_BR
dc.subject Educação não-formal pt_BR
dc.title O ensino da dança de salão em outros núcleos educativos: Reflexões sobre a intervenção pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta