UEPB - Repositório Digital

Realidade aumentada, realidade virtual e o ensino de óptica geométrica: O relato de uma experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Palácio, Roberto Farias
dc.date.accessioned 2016-01-15T15:17:49Z
dc.date.available 2016-01-15T15:17:49Z
dc.date.issued 2015-06-15
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8183
dc.description PALÁCIO, R. F. Realidade aumentada, realidade virtual e o ensino de óptica geométrica: O relato de uma experiência. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O uso da abordagem de ensino que relaciona a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, ou abordagem CTS pode desempenhar um papel importante no estudo dos conceitos físicos, levando para os estudantes do ensino médio uma alternativa e possibilidade para a interpretação do mundo no qual vivemos. Apresentamos neste trabalho uma descrição de uma proposta alternativa para trabalhar o conteúdo da óptica geométrica no ensino médio por meio da abordagem CTS, a partir dos temas realidade virtual e realidade aumentada, que encontra-se hoje aplicado em diversas situações do cotidiano, além de uma descrição da aplicação dessa proposta de ensino numa escola de ensino médio da rede pública de ensino da Paraíba. A proposta foi construída segundo uma abordagem de ensino problematizadora, em que os alunos participam ativamente durante a aula, enquanto constroem o conhecimento. Os resultados obtidos através da aplicação da proposta nos fazem considerar que ao final da intervenção identificamos um avanço significativo e satisfatório na compreensão do mecanismo de funcionamento desta tecnologia, suas variações quanto ao tipo e forma, e suas variadas aplicações, desde o despertar do interesse pelo conteúdo trabalhado em sala, o desenvolvimento do senso crítico necessário para analisar tecnologias, bem como as implicações provenientes da utilização delas no nosso dia a dia, além da diversão que também faz parte da ação desenvolvida com o tema em estudo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alessandro Frederico da Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Física pt_BR
dc.subject Óptica geométrica pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.title Realidade aumentada, realidade virtual e o ensino de óptica geométrica: O relato de uma experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta