Resumo:
Buscando contribuir com uma Educação Física de qualidade e que atenda os
anseios dos alunos, percebemos a importância de uma proposta curricular de ensino
estruturada que se faça presente no ambiente escolar, que seja possível nortear e
contemplar conteúdos que serão significantes à vida desses. Nosso objetivo buscou
elaborar a proposta de Referenciais Curriculares para os anos finais do ensino
Fundamental (6º ao 9º ano), sugerindo conteúdos de ensino da Educação Física
escolar para o Município de Pilõezinhos/PB. Desta forma, tendo como principais
suportes teóricos: Os Referenciais Curriculares da Paraíba (2010); As Diretrizes
Curriculares da Educação Básica de Santa Rita/PB (2011) e as Diretrizes
Curriculares da Educação Básica do Paraná (2008), sugerimos a estruturação da
proposta curricular da cidade de Pilõezinhos/PB, levando em consideração as
necessidades locais. O artigo é caracterizado como um ensaio de síntese
propositivo, pois seus resultados não serão resultado de pesquisa empírica, mas de
um trabalho de síntese, bem como será "propositivo" porque a meta final é
apresentar uma proposição, o processo foi dividido em dois momentos: a pesquisa e
a criação e desenvolvimento de produto. A partir da tendência pedagógica criticosuperadora
como
instrumento
de
ensino
na
Educação
física,
tratamos
os
conteúdos
de
jogos, esporte, dança, lutas e ginástica que buscam assegurar a vivências
corporais de forma reflexiva e consciente. Vemos a importância deste documento na
escola, enquanto instrumento pedagógico da Educação Física, estando este sempre
em modificação não estando pronto e acabado, pois deverá acompanhar as
mudanças que ocorrem no ambiente escolar em que se insere.
Descrição:
MARINHO, J. de L. S. Proposta de referenciais curriculares para o ensino da Educação Física no município de Pilõezinhos-PB. 2015. 27f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.