UEPB - Repositório Digital

Proposta de referenciais curriculares para o ensino da Educação Física no município de Pilõezinhos-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marinho, Julienne de Lucena Souto
dc.date.accessioned 2016-01-15T15:22:26Z
dc.date.available 2016-01-15T15:22:26Z
dc.date.issued 2015-03-12
dc.identifier.other CDD 372. 86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8204
dc.description MARINHO, J. de L. S. Proposta de referenciais curriculares para o ensino da Educação Física no município de Pilõezinhos-PB. 2015. 27f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Buscando contribuir com uma Educação Física de qualidade e que atenda os anseios dos alunos, percebemos a importância de uma proposta curricular de ensino estruturada que se faça presente no ambiente escolar, que seja possível nortear e contemplar conteúdos que serão significantes à vida desses. Nosso objetivo buscou elaborar a proposta de Referenciais Curriculares para os anos finais do ensino Fundamental (6º ao 9º ano), sugerindo conteúdos de ensino da Educação Física escolar para o Município de Pilõezinhos/PB. Desta forma, tendo como principais suportes teóricos: Os Referenciais Curriculares da Paraíba (2010); As Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Santa Rita/PB (2011) e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (2008), sugerimos a estruturação da proposta curricular da cidade de Pilõezinhos/PB, levando em consideração as necessidades locais. O artigo é caracterizado como um ensaio de síntese propositivo, pois seus resultados não serão resultado de pesquisa empírica, mas de um trabalho de síntese, bem como será "propositivo" porque a meta final é apresentar uma proposição, o processo foi dividido em dois momentos: a pesquisa e a criação e desenvolvimento de produto. A partir da tendência pedagógica criticosuperadora como instrumento de ensino na Educação física, tratamos os conteúdos de jogos, esporte, dança, lutas e ginástica que buscam assegurar a vivências corporais de forma reflexiva e consciente. Vemos a importância deste documento na escola, enquanto instrumento pedagógico da Educação Física, estando este sempre em modificação não estando pronto e acabado, pois deverá acompanhar as mudanças que ocorrem no ambiente escolar em que se insere. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jeimison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Proposta curricular pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.title Proposta de referenciais curriculares para o ensino da Educação Física no município de Pilõezinhos-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta