Resumo:
Nos dias atuais é bastante discutida a necessidade da adoção de novas
metodologias participativas que venham contribuir significativamente para se
promover um Ensino de Química que atenda as propostas descritas pelos
documentos referenciais curriculares na atualidade. De acordo com os PCN+, o
Ensino de Química tem se reduzido apenas à transmissão de conhecimentos, leis
isoladas, fórmulas, cálculos matemáticos, nomenclaturas, sem qualquer relação com
a vida do aluno, exigindo desde sempre a pura memorização de conteúdos restrita a
baixos níveis de cognição. Neste sentido, há necessidade de superar o modelo
transmissão-recepção, trabalhando um ensino de Química numa perspectiva
contextualizada e construtivista, possibilitando gerar uma aprendizagem significativa
nos estudantes. A teoria da aprendizagem significativa é uma proposta de David
Ausubel que foca na aprendizagem cognitiva e, como tal, propõe uma explicação
teórica do processo de aprendizagem. A aprendizagem significativa, conceito central
da teoria de Ausubel, envolve a interação da nova informação com uma estrutura de
conhecimento específica, a qual define como conceito subsunçor. Dessa forma, a
presente pesquisa tem como objetivo, avaliar uma proposta didática de Ensino para
o conteúdo de Funções Inorgânicas (ácidos e bases) numa perspectiva Ausebiliana
com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de
Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza quali-quantitativa,
Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários a 24 alunos. Os
dados coletados foram representados em gráficos, discutidos e interpretados á luz
do referencial teórico. Os resultados descrevem a partir dos instrumentos aplicados,
que houve indícios de aprendizagem significativa nos alunos, além disso, foi
possível perceber que grande parte dos alunos aprovou a proposta como favorável
para o ensino de funções inorgânicas contribuindo para que os mesmos
compreendessem o estudo no âmbito das questões científicas, tecnológicas e
sociais.
Descrição:
MOTA, J. D. Avaliação de uma sequência didática para o ensino de funções inorgânicas numa perspectiva da aprendizagem significativa. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.