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Avaliação de uma sequência didática para o ensino de funções inorgânicas numa perspectiva da aprendizagem significativa

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dc.contributor.author Mota, Joseane Damasceno
dc.date.accessioned 2016-01-15T18:10:44Z
dc.date.available 2016-01-15T18:10:44Z
dc.date.issued 2014-12-23
dc.identifier.other CDD 540. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8212
dc.description MOTA, J. D. Avaliação de uma sequência didática para o ensino de funções inorgânicas numa perspectiva da aprendizagem significativa. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Nos dias atuais é bastante discutida a necessidade da adoção de novas metodologias participativas que venham contribuir significativamente para se promover um Ensino de Química que atenda as propostas descritas pelos documentos referenciais curriculares na atualidade. De acordo com os PCN+, o Ensino de Química tem se reduzido apenas à transmissão de conhecimentos, leis isoladas, fórmulas, cálculos matemáticos, nomenclaturas, sem qualquer relação com a vida do aluno, exigindo desde sempre a pura memorização de conteúdos restrita a baixos níveis de cognição. Neste sentido, há necessidade de superar o modelo transmissão-recepção, trabalhando um ensino de Química numa perspectiva contextualizada e construtivista, possibilitando gerar uma aprendizagem significativa nos estudantes. A teoria da aprendizagem significativa é uma proposta de David Ausubel que foca na aprendizagem cognitiva e, como tal, propõe uma explicação teórica do processo de aprendizagem. A aprendizagem significativa, conceito central da teoria de Ausubel, envolve a interação da nova informação com uma estrutura de conhecimento específica, a qual define como conceito subsunçor. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo, avaliar uma proposta didática de Ensino para o conteúdo de Funções Inorgânicas (ácidos e bases) numa perspectiva Ausebiliana com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza quali-quantitativa, Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários a 24 alunos. Os dados coletados foram representados em gráficos, discutidos e interpretados á luz do referencial teórico. Os resultados descrevem a partir dos instrumentos aplicados, que houve indícios de aprendizagem significativa nos alunos, além disso, foi possível perceber que grande parte dos alunos aprovou a proposta como favorável para o ensino de funções inorgânicas contribuindo para que os mesmos compreendessem o estudo no âmbito das questões científicas, tecnológicas e sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Aprendizagem significatica pt_BR
dc.title Avaliação de uma sequência didática para o ensino de funções inorgânicas numa perspectiva da aprendizagem significativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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