Resumo:
O presente trabalho sustenta-se na ideia de que a história da ciência e o teatro formam uma
parceria para proporcionar um ambiente escolar descontraído, não-tradicional e que estimule
o aprendizado de ciências. Apoiado em pesquisas já realizadas, este trabalho é de natureza
qualitativa e é resultado de um estudo empírico em que trabalhamos com a montagem de uma
peça de teatro para discutir questões relacionadas à natureza da luz. Todas as atividades foram
realizadas por etapas e desenvolvidas por bolsistas do PIBID. A apresentação da peça de
teatro aconteceu em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da
cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. Constatamos que a parceria entre historia da
ciência e o teatro foi de grande importância, uma vez que por meio das ações desenvolvidas
neste trabalho os alunos puderam analisar questões relacionadas à ciência enquanto
construção, à conteúdos , além de mostrarem-se satisfeitos com a abordagem vivenciada em
sala de aula.
Descrição:
SANTOS, L. dos. A História da Ciência e o teatro como estratégia de Ensino: Um estudo para a natureza da luz. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.