Resumo:
O objetivo do estudo foi identificar e analisar os projetos de intervenção para a adoção de
estilos de vida saudáveis, acerca da alimentação e do incentivo à prática de atividades físicas,
em escolas de ensino fundamental, das redes pública e privada de ensino, em Campina
Grande-PB. O estudo caracteriza-se como do tipo descritivo, exploratório e documental, com
análise quanti-qualitativa. A amostra foi constituída por 6 escolas públicas estaduais e 6
escolas privadas, de diferentes regiões da cidade, que oferecem o ensino fundamental no
segundo ciclo (6° ao 9° ano). O instrumento utilizado foi uma entrevista, realizada com
membros da gestão da escola e professor de Educação Física. Os dados foram analisados
mediante análise qualitativa dos dados. Foram identificadas 12 escolas que realizam projetos
no âmbito da saúde, sendo 10 projetos com temática alimentação realizados em 6 escolas
privadas e 2 escolas públicas e 7 projetos com a temática atividade física, realizados em 5
escolas privadas e 2 escolas públicas. Os projetos apresentaram ações educativas como
criação de horta, lanche saudável e palestras no tema alimentação e escolinhas esportivas no
incentivo às atividades físicas. Os gestores e professores demonstraram pouco conhecimento e
envolvimento nos projetos. Não foram encontradas diferenças entre as escolas públicas e
privadas no desenvolvimento de projetos. Apesar da maioria das escolas possuírem projetos
em saúde, poucos projetos podem ser considerados ações educativas, envolvendo gestão,
professores e alunos, além de não existir a continuidade dos projetos. É preciso que haja uma
estruturação dos projetos nas escolas para que seja alcançada uma efetividade na mudança de
comportamento alimentar e de prática de atividades físicas nos alunos.
Descrição:
LEITE, R. S. Projetos de intervenção escolar para mudança do estilo de vida relacionado à alimentação saudável e prática de atividades físicas no Ensino Fundamental em Campina Grande – PB. 2015. 59f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.