UEPB - Repositório Digital

Motivação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física em uma escola da rede estadual de Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Carla de Arruda
dc.date.accessioned 2016-01-15T18:16:10Z
dc.date.available 2016-01-15T18:16:10Z
dc.date.issued 2015-03-18
dc.identifier.other CDD 372. 86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8228
dc.description OLIVEIRA, C. de A. Motivação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física em uma escola da rede estadual de Campina Grande – PB. 2015. 31f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo verificar e analisar a motivação dos alunos concernente à participação nas aulas de Educação Física no ensino médio da rede publica da cidade de Campina grande – PB caracterizou-se por uma pesquisa de Campo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, com a finalidade de recolher e registrar a opinião dos alunos em relação às aulas de Educação Física, a população pesquisada foram os alunos que estudam no Ensino Médio em escolas da Rede Estadual da Cidade de Campina Grande – PB. A amostra compôs-se de 150 alunos de ambos os sexos com a faixa etários entre 15 e 18 anos, sendo escolhidos aleatoriamente (alunos que pratiquem regularmente as aulas de Educação Física e que estavam presentes no dia da coleta de dados). O instrumento de coleta de dados foi o questionário de Kobal (1996) referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, constituído de três questões, com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes à motivação intrínseca e 16 referentes à motivação extrínseca. Foi analisada cada questão respondida pelos alunos e feito o percentual das questões, traduzindo em porcentagem as questões que foram assinaladas pelos alunos. Com os resultados da pesquisa pode-se afirmar que a motivação está presente no dia a dia do escolar, pois tanto a motivação intrínseca quanto a extrínseca tem se mostrado como fator importante para o processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Damião Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.title Motivação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física em uma escola da rede estadual de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta