Resumo:
O presente estudo teve como objetivo verificar e analisar a motivação dos alunos
concernente à participação nas aulas de Educação Física no ensino médio da rede
publica da cidade de Campina grande – PB caracterizou-se por uma pesquisa de Campo
de caráter descritivo com abordagem qualitativa, com a finalidade de recolher e registrar
a opinião dos alunos em relação às aulas de Educação Física, a população pesquisada
foram os alunos que estudam no Ensino Médio em escolas da Rede Estadual da Cidade
de Campina Grande – PB. A amostra compôs-se de 150 alunos de ambos os sexos com
a faixa etários entre 15 e 18 anos, sendo escolhidos aleatoriamente (alunos que
pratiquem regularmente as aulas de Educação Física e que estavam presentes no dia da
coleta de dados). O instrumento de coleta de dados foi o questionário de Kobal (1996)
referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação
Física, constituído de três questões, com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes à
motivação intrínseca e 16 referentes à motivação extrínseca. Foi analisada cada questão
respondida pelos alunos e feito o percentual das questões, traduzindo em porcentagem
as questões que foram assinaladas pelos alunos. Com os resultados da pesquisa pode-se
afirmar que a motivação está presente no dia a dia do escolar, pois tanto a motivação
intrínseca quanto a extrínseca tem se mostrado como fator importante para o processo
ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física.
Descrição:
OLIVEIRA, C. de A. Motivação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física em uma escola da rede estadual de Campina Grande – PB. 2015. 31f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.