UEPB - Repositório Digital

A arte do origami no ensino de geometria: um estudo de caso no projovem adolescente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vieira, Magnum Freire
dc.date.accessioned 2013-05-15T12:54:24Z
dc.date.available 2013-05-15T12:54:24Z
dc.date.issued 2013-05-15
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/825
dc.description VIEIRA, M. F. A arte do origami no ensino de geometria: um estudo de caso no projovem adolescente. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A ligação com a geometria e o origami é evidente ou explícita. Como o origami é a arte das dobraduras, e mesmo que os vínculos sejam simples, ao dobrarmos a folha e fazermos as devidas observações, verificaremos logo um modelo. Com esse trabalho de conclusão de curso o nosso objetivo foi apresentar dentro do Programa Projovem adolescente do município Remígio uma oficina de origami, que contribuiu para introduzir de forma inovadora elementos fundamentais para o aprendizado da geometria. Pois, a geometria está presente não só na arte do origami como na vida cotidiana das pessoas. A oficina do origami foi executada durante oito meses. Os encontros foram realizados quinzenalmente durante o ano de 2011, totalizando assim 16 encontros, cada um com uma hora-aula de duração, ou seja, uma hora e trinta minutos. De acordo com o nível de dificuldade do uso do origami dividimos a oficina em cinco momentos, sendo o último momento a exposição dos trabalhos pelos estudantes. A abstração que requer o estudo da geometria foi amenizada pela oficina do origami, pois os estudantes superaram as suas dificuldades e despertaram para os conteúdos abordados, como figuras geométricas, ângulos, medidas, escalas etc. Dessa forma, percebemos que a oficina do origami, provocou o interesse pela arte das dobraduras. Acreditamos que a maneira lúdica do uso do origami associado ao ensino da geometria contribui para que o aprendizado se tornasse um momento rico, em que a participação e a criatividade dos estudantes foram essenciais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Núbia do Nascimento Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject Origami pt_BR
dc.subject Técnicas de ensino pt_BR
dc.title A arte do origami no ensino de geometria: um estudo de caso no projovem adolescente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta