UEPB - Repositório Digital

Origami e geometria: uma proposta metodológica para os alunos do 8º e 9º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Elidayane Santos
dc.date.accessioned 2016-01-15T18:29:14Z
dc.date.available 2016-01-15T18:29:14Z
dc.date.issued 2014-07-23
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8286
dc.description BARROS, E. S. Origami e geometria: uma proposta metodológica para os alunos do 8º e 9º ano. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Com o intuito de contribuir para melhorar o ensino aprendizagem da Geometria, o presente trabalho apresenta uma proposta metodológica para trabalhar a Geometria utilizando o Origami, uma sugestão para os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Podemos facilmente verificar que o estudo e prática da dobradura apresentam vários tópicos de relevo da matemática, comprovaremos no desenvolvimento das construções dos triângulos que a arte de dobrar papel é mais que uma atividade recreativa, ela permite explorar vários conceitos relacionados á Geometria, servindo como um importante material de apoio nas aulas de matemática, que auxilia no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos. Inicialmente mostraremos a História do Origami e sua relação com a matemática, como esta arte surgiu, os principais contribuintes para a evolução das dobraduras, como se deu seu desenvolvimento ao longo do tempo, e suas contribuições para o processo de construção e compreensão da Geometria. Em seguida, teremos a explanação de algumas propriedades importantes no estudo dos triângulos. Depois partimos para as construções dos triângulos Retângulo, Isósceles e Eqüilátero desenvolvidas em três oficinas. Espera-se que o conhecimento obtido neste trabalho ajude nas estratégias de ensino a fim de tornar a Geometria mais presente nas aulas de matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Suzana Medeiros Graciano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Origami pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.title Origami e geometria: uma proposta metodológica para os alunos do 8º e 9º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta