UEPB - Repositório Digital

A percepção dos alunos de licenciatura em Matemática na UEPB de Campina Grande quanto à presença da mulher no curso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cordeiro, Jane Cleide de Almeida
dc.date.accessioned 2016-01-15T18:29:20Z
dc.date.available 2016-01-15T18:29:20Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 510. 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8287
dc.description CORDEIRO, J. C. de A. A percepção dos alunos de licenciatura em Matemática na UEPB de Campina Grande quanto à presença da mulher no curso. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo geral a análise da visão dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, em especial a turma de 2008.1, onde abordaremos através de um questionário a opinião dos mesmos com relação à presença da mulher no decorrer do curso, baseado em “ Ordem do discurso” de Michel Foucault,tendo em vista a ausência quantitativa da mesma neste, conclusão esta, retirada de documentos cuidadosamente examinados do referido curso, sendo um dos objetivos, porem de forma mais especifica, justamente, identificar a quantidade de homens e mulheres que ingressaram nesta mesma turma. Identificamos como as relações de gênero influenciaram a relação da mulher com a História da Matemática, onde primordialmente, fazemos uma revisão literária, analisando aspectos, tradições sociais e fatos históricos que marcaram a presença da mulher na História da Matemática, através de exemplos de algumas destas que se destacaram na área e suas mais brilhantes obras e trajetórias. Ainda neste, como terceiro e último objetivo especifico, Identificamos e refletimos acerca dos mitos acerca da relação da mulher com a Matemática, assim como o reflexo causado no campo profissional, em especial o educacional, mais uma vez exemplificando algumas destas, que exerceram e ainda exercem uma carreira brilhante como arquétipo de batalha ganha. Os resultados mostram que, apesar dos avanços das mulheres as mais diversas áreas do conhecimento, ainda existe uma resistência a mesma, neste campo profissional, gerada pelas práticas sociais persistente ainda nos dias de hoje. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero feminino pt_BR
dc.subject Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.subject Atuação profissional pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.title A percepção dos alunos de licenciatura em Matemática na UEPB de Campina Grande quanto à presença da mulher no curso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta