Resumo:
Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como
objetivo, analisar as concepções formadas que os estudantes da Licenciatura em
Química possuem sobre o conceito “mistura”. Inicialmente, a presente pesquisa buscou
fazer um levantamento quanto às concepções prévias que os mesmos apresentam acerca
do conceito de “mistura”, utilizando-se como instrumento de análise o questionário com
questões abertas, aplicado a partir da Sequência Didática Interativa em uma turma do 2°
período da Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no Estado
da Paraíba. A metodologia interativa é um processo hermenêutico-dialético que facilita
entender e interpretar a fala e depoimentos dos pares envolvidos no processo de ensinoaprendizagem,
no nosso caso – licenciandos em Química, em seu contexto e analisar
conceitos em textos, livros e documentos, em direção a uma visão sistêmica da temática
em estudo. Os resultados apontaram que os estudantes possuem visões Aristotélicas
frente ao conceito abordado nesta investigação, bem como não apresentaram uma visão
crítica em relação ao termo abordado, fazendo paralelo entre o conhecimento científico
e o senso comum. Porém, esta atividade possibilitou um olhar diferenciado quanto à
possibilidade em aplicar esta estratégia didática em várias situações no ensino de
Química, tanto a nível médio como superior.
Descrição:
LIMA, B. C. de. Diagnóstico das concepções apresentadas por licenciados em Química sobre o conceito de mistura a partir de uma sequência didática interativa. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.