UEPB - Repositório Digital

Diagnóstico das concepções apresentadas por licenciados em Química sobre o conceito de mistura a partir de uma sequência didática interativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Bruna Carla de
dc.date.accessioned 2016-01-15T18:29:28Z
dc.date.available 2016-01-15T18:29:28Z
dc.date.issued 2014-07-21
dc.identifier.other CDD 540. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8289
dc.description LIMA, B. C. de. Diagnóstico das concepções apresentadas por licenciados em Química sobre o conceito de mistura a partir de uma sequência didática interativa. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo, analisar as concepções formadas que os estudantes da Licenciatura em Química possuem sobre o conceito “mistura”. Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento quanto às concepções prévias que os mesmos apresentam acerca do conceito de “mistura”, utilizando-se como instrumento de análise o questionário com questões abertas, aplicado a partir da Sequência Didática Interativa em uma turma do 2° período da Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no Estado da Paraíba. A metodologia interativa é um processo hermenêutico-dialético que facilita entender e interpretar a fala e depoimentos dos pares envolvidos no processo de ensinoaprendizagem, no nosso caso – licenciandos em Química, em seu contexto e analisar conceitos em textos, livros e documentos, em direção a uma visão sistêmica da temática em estudo. Os resultados apontaram que os estudantes possuem visões Aristotélicas frente ao conceito abordado nesta investigação, bem como não apresentaram uma visão crítica em relação ao termo abordado, fazendo paralelo entre o conhecimento científico e o senso comum. Porém, esta atividade possibilitou um olhar diferenciado quanto à possibilidade em aplicar esta estratégia didática em várias situações no ensino de Química, tanto a nível médio como superior. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Pessoa Pires Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Formação de conceitos pt_BR
dc.subject Sequência Didática Interativa pt_BR
dc.title Diagnóstico das concepções apresentadas por licenciados em Química sobre o conceito de mistura a partir de uma sequência didática interativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta