Resumo:
Sabemos que o ensino de Física, apesar de ter passado por mudanças conceituais e
metodológicas, ainda apresenta dificuldades quanto à transmissão do conhecimento por parte
dos professores, e a aceitação desses conhecimentos, muitas vezes abstratos, por parte dos
alunos. Ensinar não se restringe só ao domínio do conhecimento a ser ensinado, nem tão
pouco ao conhecimento dos condicionantes didático-pedagógicos vinculados a esse ato, mas é
algo que transpõe o desafio de poder combinar conhecimentos diversos, dentro de uma
perspectiva interdisciplinar. Nossa pesquisa se justifica pelo fato de que muitas escolas não
possuem um laboratório adequado para realizar experimentos e quando possuem, faltam os
equipamentos, materiais, etc. Notadamente, a literatura tem nos mostrado que o uso de
simuladores em sala de aula tem proporcionado uma aprendizagem significativa em assuntos
diversos da Física. Assim, o uso do software do tipo PROTEUS (7.8 SP2 UNTITLED – ISIS
Professional) é uma ferramenta computacional que poderá servir de apoio pedagógico para os
professores e alunos, auxiliando-os na sua formação, ao tempo que auxilia no processo de
resolução de problemas ligados às aulas de circuitos elétricos. O objetivo deste trabalho
monográfico é elaborar um manual digital de utilização do software PROTEUS, destinado aos
professores e alunos em formação, que leve em consideração os conteúdos relacionados a
circuitos elétricos. Nossa pesquisa usa uma abordagem qualitativa do tipo descritiva e
exploratória, com a qual estabelecemos critérios, métodos e técnicas para a elaboração de um
manual que servirá de apoio aos professores, no que se refere ao estudo e à exploração
conceitual dos elementos que compõem um circuito elétrico simples.
Descrição:
SANTOS, K. O. O software PROTEUS e sua viabilidade no processo de ensino em circuitos elétricos. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.