UEPB - Repositório Digital

O software PROTEUS e sua viabilidade no processo de ensino em circuitos elétricos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Kleiton Oliveira
dc.date.accessioned 2016-01-15T18:29:44Z
dc.date.available 2016-01-15T18:29:44Z
dc.date.issued 2014-07-21
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8292
dc.description SANTOS, K. O. O software PROTEUS e sua viabilidade no processo de ensino em circuitos elétricos. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Sabemos que o ensino de Física, apesar de ter passado por mudanças conceituais e metodológicas, ainda apresenta dificuldades quanto à transmissão do conhecimento por parte dos professores, e a aceitação desses conhecimentos, muitas vezes abstratos, por parte dos alunos. Ensinar não se restringe só ao domínio do conhecimento a ser ensinado, nem tão pouco ao conhecimento dos condicionantes didático-pedagógicos vinculados a esse ato, mas é algo que transpõe o desafio de poder combinar conhecimentos diversos, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. Nossa pesquisa se justifica pelo fato de que muitas escolas não possuem um laboratório adequado para realizar experimentos e quando possuem, faltam os equipamentos, materiais, etc. Notadamente, a literatura tem nos mostrado que o uso de simuladores em sala de aula tem proporcionado uma aprendizagem significativa em assuntos diversos da Física. Assim, o uso do software do tipo PROTEUS (7.8 SP2 UNTITLED – ISIS Professional) é uma ferramenta computacional que poderá servir de apoio pedagógico para os professores e alunos, auxiliando-os na sua formação, ao tempo que auxilia no processo de resolução de problemas ligados às aulas de circuitos elétricos. O objetivo deste trabalho monográfico é elaborar um manual digital de utilização do software PROTEUS, destinado aos professores e alunos em formação, que leve em consideração os conteúdos relacionados a circuitos elétricos. Nossa pesquisa usa uma abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, com a qual estabelecemos critérios, métodos e técnicas para a elaboração de um manual que servirá de apoio aos professores, no que se refere ao estudo e à exploração conceitual dos elementos que compõem um circuito elétrico simples. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcos Antonio Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Simulador computacional pt_BR
dc.subject Software PROTEUS pt_BR
dc.title O software PROTEUS e sua viabilidade no processo de ensino em circuitos elétricos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta