UEPB - Repositório Digital

Álgebra recreativa: resolvendo problemas matemáticos e explorando a comunicação na sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Elyda de Lima
dc.date.accessioned 2013-05-15T16:48:05Z
dc.date.available 2013-05-15T16:48:05Z
dc.date.issued 2013-05-15
dc.identifier.other CDD 512
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/835
dc.description SILVA, A. E. de L. Álgebra recreativa: resolvendo problemas matemáticos e explorando a comunicação na sala de aula. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Quando o ensino da Álgebra é introduzido, no Ensino Fundamental, os alunos apresentam diversas dificuldades. É visível a dificuldade encontrada em conseguir resolver problemas que envolvam as expressões algébricas e equações de 1º grau. Quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à utilização de uma metodologia inovadora, podemos obter uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi utilizar a resolução de problemas com álgebra recreativa para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e a comunicação das expressões algébricas e equações de 1º grau. Essa pesquisa tem como objetivos específicos desenvolver e utilizar a resolução de problemas matemáticos, especificamente com as expressões algébricas; desenvolver e utilizar a resolução de problemas matemáticos, especificamente com as equações de 1º grau; estimular a interação entre os alunos nos grupos e entre os grupos durante a resolução dos problemas matemáticos e propiciar o desenvolvimento da comunicação oral e escrita, especificamente através da exploração das explicações e do questionamento. A Metodologia foi desenvolvida levando em consideração a resolução de problemas matemáticos e foi composta por três fases: o levantamento sobre os conhecimentos adquiridos, antes da aplicação do Painel Integrado, o Painel Integrado e o levantamento sobre os conhecimentos adquiridos após o Painel Integrado. A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2012, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, em Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam um significativo melhoramento que mostra com clareza a eficácia da Álgebra Recreativa em conjunto com a Resolução de problemas na compreensão das expressões algébricas e equações de 1º grau aliados à utilização do Painel Integrado que contribuiu para romper o padrão da comunicação e das interações na sala de aula de Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática - Álgebra pt_BR
dc.subject Álgebra Recreativa pt_BR
dc.subject Resolução de Problemas Matemáticos pt_BR
dc.title Álgebra recreativa: resolvendo problemas matemáticos e explorando a comunicação na sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta