Resumo:
A prática pedagógica da Educação Física no meio escolar tem sido transmitida de forma muito
difusa, porém, este é um fator que deve ser analisado com maior ênfase, principalmente quando
os professores utilizam de metodologias puramente diretivas, não possibilitando a construção do
conhecimento pelos alunos. Inicia aqui a importância da intervenção do PIBID abrindo esta
possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este trabalho tem o
objetivo de analisar e discutir a prática pedagógica, vivenciada por um bolsista do PIBID, na
educação básica e a contribuição do PIBID/Educação Física, para uma turma da 1ª Série do
ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral durante o ano de
2014. Para isto foram apresentadas recordações das vivências na Educação Básica, contrapondo
a análise de 08 planos de aula elaborados pela equipe que compunha o PIBID/Educação Física.
Procurando trazer em cada aula métodos que a tornassem atrativas e dinâmicas, priorizando os
conteúdos que a Educação Física se aporta, conseguimos ajudar os alunos a reverem seus
conceitos no trato do conhecimento da Educação Física, possibilitando aos alunos a leitura
crítica da realidade e a importância de tê-la como componente curricular da Educação Básica.
Com isso, pode-se concluir que mesmo tendo um início puramente influenciado pelo método
militarista no início do século XX, a Educação Física conseguiu ir assumindo outra identidade e
ao longo das décadas foi se transformando e renovando suas metodologias de ensino na Escola.
As abordagens críticas vieram para engrandecer o campo de conhecimento que ela trabalha e
desconstruir o pensamento limitado e diretivo que era transmitido até então.
Descrição:
ARAÚJO, P. C. de. Uma análise crítica sobre a prática pedagógica da Educação Física na Educação Básica e a contribuição do PIBID. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.