UEPB - Repositório Digital

Uma análise crítica sobre a prática pedagógica da Educação Física na Educação Básica e a contribuição do PIBID

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Pablo Camilo de
dc.date.accessioned 2016-01-28T14:54:54Z
dc.date.available 2016-01-28T14:54:54Z
dc.date.issued 2015-12-01
dc.identifier.other CDD 372. 86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8402
dc.description ARAÚJO, P. C. de. Uma análise crítica sobre a prática pedagógica da Educação Física na Educação Básica e a contribuição do PIBID. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A prática pedagógica da Educação Física no meio escolar tem sido transmitida de forma muito difusa, porém, este é um fator que deve ser analisado com maior ênfase, principalmente quando os professores utilizam de metodologias puramente diretivas, não possibilitando a construção do conhecimento pelos alunos. Inicia aqui a importância da intervenção do PIBID abrindo esta possibilidade de conhecimento e atuando efetivamente para tal realização. Este trabalho tem o objetivo de analisar e discutir a prática pedagógica, vivenciada por um bolsista do PIBID, na educação básica e a contribuição do PIBID/Educação Física, para uma turma da 1ª Série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral durante o ano de 2014. Para isto foram apresentadas recordações das vivências na Educação Básica, contrapondo a análise de 08 planos de aula elaborados pela equipe que compunha o PIBID/Educação Física. Procurando trazer em cada aula métodos que a tornassem atrativas e dinâmicas, priorizando os conteúdos que a Educação Física se aporta, conseguimos ajudar os alunos a reverem seus conceitos no trato do conhecimento da Educação Física, possibilitando aos alunos a leitura crítica da realidade e a importância de tê-la como componente curricular da Educação Básica. Com isso, pode-se concluir que mesmo tendo um início puramente influenciado pelo método militarista no início do século XX, a Educação Física conseguiu ir assumindo outra identidade e ao longo das décadas foi se transformando e renovando suas metodologias de ensino na Escola. As abordagens críticas vieram para engrandecer o campo de conhecimento que ela trabalha e desconstruir o pensamento limitado e diretivo que era transmitido até então. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Uma análise crítica sobre a prática pedagógica da Educação Física na Educação Básica e a contribuição do PIBID pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta