Resumo:
Esta pesquisa, de cunho interdisciplinar, focalizou a relação entre comunicação e educação, objetivando conhecer e analisar a interação dos idosos com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), à luz da concepção de aprendizagem. O espaço privilegiado para observação empírica foi a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB), tomando como referência entrevistas em profundidade realizadas com cinco estudantes da instituição, no período de setembro a outubro de 2014. A literatura estudada e os relatos dos idosos indicam que a educação permanente, proposta por instituições desse gênero, amplia as possibilidades de diferentes saberes e possibilita que os idosos desenvolvam novas habilidades, favorecendo a convivência, a inclusão social, à medida que contribui para o envelhecimento ativo e o bem estar cognitivo. Assim, a busca pelo conhecimento na universidade permite ainda aproximação com os artefatos tecnológicos da sociedade contemporânea, contribuindo para a acessibilidade e interação com novos meios de aprendizagem.
Descrição:
SOARES, M. N. dos S. Nunca é tarde para aprender: vivências e interações tecnológicas dos idosos no contexto da UAMA/UEPB. 2014. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]