Resumo:
Neste trabalho é apresentado uma abordagem sobre an álise de correspondência, sendo
de forma te órica e prática, em que a mesma é uma t écnica gr a ca projetada para representar
as associaç ões entre as categorias das vari áveis em um espa ço com pouca dimensionalidade.
Ela pode ser considerada como m étodo de escalas, e pode ser vista como um
complemento para outros métodos, como escalonamento multidimensional em um gr áfi co
bidimensional. A importância deste método e permitir que as relações entre as vari áveis
categóricas possam ser observadas através de gr áficos com poucas dimensões. Neste trabalho
procedeu-se um estudo com os alunos que evadiram do curso de bacharelado em
Estatí stica da UEPB entre 2010 a 2014 e são apresentados os resultados descritivos da
pesquisa e a aplicação da an álise de correspondência, com as vari áveis relacionadas aos
motivos que levaram os alunos a optarem pelo curso, motivos de evadir e de reingresso no
curso. A an álise de correspondência, mostrou-se v álida para analisar dados categ óricos e
sendo assim, propí cia para nossa pesquisa, em que, percebeu-se dos que disseram não saber
qual curso optar estavam fortemente relacionado a evadirem do curso por difi culdade
em c álculo, assim como para os indicados a optarem pelo curso por amigos ou parentes,
evadiram por mudança de curso.
Descrição:
SANTOS, D. F. dos. Análise de correspondência: Um estudo sobre a evasão escolar no curso de Bacharelado em Estatística – UEPB/Campus I. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.