UEPB - Repositório Digital

Uma análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática: Contribuições da Teoria de Van Hiele

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Josênelle Cavalcante
dc.date.accessioned 2016-02-02T20:29:27Z
dc.date.available 2016-02-02T20:29:27Z
dc.date.issued 2015-12-01
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8602
dc.description SANTOS, J. C. Uma análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática: Contribuições da Teoria de Van Hiele. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Na educação básica, a Geometria é um ramo da Matemática que tem importância fundamental para a formação intelectual de futuros profissionais. Nossa experiência como professores do Ensino Básico, bem como a atuação na disciplina de Estágio Supervisionado e no Curso de Extensão Pré-Vestibular na Universidade Estadual da Paraíba, revelaram o quanto os alunos sentem dificuldades em compreender definições e, mais ainda os conceitos geométricos. Constatações como estas leva-nos a supor que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais. Tal ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Em nosso estudo, apresentamos o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, cujos pressupostos teóricos embasam o presente trabalho. O objetivo dessa pesquisa é analisar o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de um grupo de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campus I – Campina Grande, utilizando o modelo de Van Hiele. Metodologicamente, nossa pesquisa apresenta características de um estudo qualitativo, abordando também, aspectos quantitativos, no qual aplicamos um questionário e uma sequência de atividades que abordaram conceitos geométricos. Os resultados indicam desempenhos satisfatórios no que se refere à compreensão dos conceitos geométricos, no entanto percebemos a necessidade de aprofundamento com relação ao ensino da Geometria por parte dos envolvidos neste estudo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Roberto Costa Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Pensamento geométrico pt_BR
dc.subject Teoria de Van Hiele pt_BR
dc.title Uma análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática: Contribuições da Teoria de Van Hiele pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta