dc.contributor.author |
Souza, Andréa Cristina de |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-02T20:29:46Z |
|
dc.date.available |
2016-02-02T20:29:46Z |
|
dc.date.issued |
2015-11-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8603 |
|
dc.description |
SOUZA, A. C. de. A razão de onde começamos é o resultado de onde estamos: Dificuldades do ensino-aprendizagem de Matemática no 6º ano. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Sendo a Matemática uma disciplina que faz parte da vida escolar do aluno durante todo o
Ensino Fundamental e Médio, sua importância é evidente. No entanto, percebemos que esta
área comporta uma sequência de conteúdos que quando não efetivados em uma relação
ensino-aprendizagem com êxito acaba por prejudicar o aluno nos anos posteriores. Deste
modo, buscamos refletir neste trabalho as dificuldades enfrentadas por professores e alunos do
6º ano do ensino fundamental diante da disciplina de matemática, pensando ainda o processo
de transição do 5º para o 6º ano. Para concretização de tal trabalho recorremos
metodologicamente ao uso de questionários com alunos e professores do 6º ano do Ensino
Fundamental da rede pública de ensino de Campina Grande. Na análise dos dados coletados,
percebemos que uma das principais dificuldades encontradas por professores e alunos foi a
falta de domínio das quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), o
que nos possibilitou pensar que o problema desta dificuldade reside, sobretudo, em uma
relação ensino-aprendizagem de matemática fracassada, no âmbito dos anos iniciais do
Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Pedro Lúcio Barboza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A razão de onde começamos é o resultado de onde estamos: Dificuldades do ensino-aprendizagem de Matemática no 6º ano |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |