UEPB - Repositório Digital

A razão de onde começamos é o resultado de onde estamos: Dificuldades do ensino-aprendizagem de Matemática no 6º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Andréa Cristina de
dc.date.accessioned 2016-02-02T20:29:46Z
dc.date.available 2016-02-02T20:29:46Z
dc.date.issued 2015-11-30
dc.identifier.other CDD 372. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8603
dc.description SOUZA, A. C. de. A razão de onde começamos é o resultado de onde estamos: Dificuldades do ensino-aprendizagem de Matemática no 6º ano. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Sendo a Matemática uma disciplina que faz parte da vida escolar do aluno durante todo o Ensino Fundamental e Médio, sua importância é evidente. No entanto, percebemos que esta área comporta uma sequência de conteúdos que quando não efetivados em uma relação ensino-aprendizagem com êxito acaba por prejudicar o aluno nos anos posteriores. Deste modo, buscamos refletir neste trabalho as dificuldades enfrentadas por professores e alunos do 6º ano do ensino fundamental diante da disciplina de matemática, pensando ainda o processo de transição do 5º para o 6º ano. Para concretização de tal trabalho recorremos metodologicamente ao uso de questionários com alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Campina Grande. Na análise dos dados coletados, percebemos que uma das principais dificuldades encontradas por professores e alunos foi a falta de domínio das quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), o que nos possibilitou pensar que o problema desta dificuldade reside, sobretudo, em uma relação ensino-aprendizagem de matemática fracassada, no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A razão de onde começamos é o resultado de onde estamos: Dificuldades do ensino-aprendizagem de Matemática no 6º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta