UEPB - Repositório Digital

Matemática do cotidiano na sala de aula e resolução de problemas: Uma experiência com o Programa GESTAR

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, José Nilson de
dc.date.accessioned 2016-02-02T20:35:28Z
dc.date.available 2016-02-02T20:35:28Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8608
dc.description ARAÚJO, J. N. de. Matemática do cotidiano na sala de aula e resolução de problemas: Uma experiência com o Programa GESTAR. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa compreender quais são as reações e interesses dos discentes frente ao ensino de Matemática a partir de situações em que os alunos percebam sua aplicabilidade. Além disso, identificar as contribuições desta abordagem para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. O caminho escolhido para realização deste trabalho foi inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre os impasses referente ao ensino de Matemática, mostrando a importância da formação do professor. O trabalho de campo foi desenvolvido por meio de um mini curso em uma sala de aula do 8° ano de uma escola pública municipal do Estado da Paraíba, apoiado, sobretudo no material do Programa GESTAR, especificamente no Caderno de Apoio Aprendizagem de Matemática, Unidade III - imposto de renda e porcentagem, visto que, nesse Programa, os assuntos de matemática sempre são abordados a partir de situações reais, aquelas que certamente fazem sentido para a vida dos alunos, desenvolvidos por meio de resolução de problemas. Dentre os resultados, percebeu-se em muitos momentos comportamentos dos alunos positivamente diferenciados em relação aos que geralmente é presenciado cotidianamente numa sala de aula padrão de matemática. Na proposta desenvolvida, os alunos começaram efetivamente a interagir, a participar da aula, com uma grande vontade de querer conhecer o assunto que estava sendo abordado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvanio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject GESTAR pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Matemática do cotidiano na sala de aula e resolução de problemas: Uma experiência com o Programa GESTAR pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta