Resumo:
Atualmente o tema educação tem merecido destaque, haja vista o seu constante
aparecimento na mídia, bem como, as diversas discussões que têm gerado
incômodos no que diz respeito ao problema do fracasso escolar, relações
interpessoais e condutas escolares socialmente indesejáveis. Nos últimos anos o
número de alunos que ingressou no ensino superior só vem aumentando e
poderíamos perguntar: Qual seria a forma de acesso mais adequado para o ingresso
do aluno no ensino superior? A forma que hoje é aplicado o vestibular no Brasil
surgiu em 1911, porém, com o aumento do número de ingressantes e da procura
pelo ensino superior, o Inep viu a necessidade de melhorar este método, para
democratizar o acesso.No Brasil, após várias formas de avaliação para ingresso nas
universidades em 1998 foi criado o Enem que surgiu como uma nova ferramenta de
avaliação do desempenho dos alunos do ensino médio. Desde 1999 o Enem foi
transformado em vestibular das universidades públicas mantido até os dias atuais
com algumas modificações. Neste trabalho, mostraremos a evolução dos processos
de avaliação e forma de ingresso em cursos superiores no Brasil, e particularmente
na UEPB, mostrando também, o censo da educação superior até 2013 com suas
estatísticas.
Descrição:
SILVA, A. dos S. Processo de seleção nas universidades: Uma análise da evolução no Brasil. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.