Resumo:
A utilização de atividades lúdicas tem se apresentado como um recurso didático de
apoio para auxiliar o processo de construção do conhecimento no ensino de Química,
contribuindo para minimizar as dificuldades de aprendizagem. Muitas pesquisas têm
apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas
que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos
didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse
sentido, as palavras cruzadas têm atuado como ferramentas que contribuem para auxiliar
o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química. Nesse sentido, a
presente pesquisa tem como objetivo construir um recurso didático (palavras cruzadas)
para auxiliar as aulas de ligações químicas, buscando avaliar tal recurso com estudantes
do curso de licenciatura de Química da UEPB. Trata-se de uma pesquisa de natureza
qualitativa. O público alvo foram 10 estudantes de uma turma do curso de Licenciatura
em Química. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado uma escala de Likert
contendo seis questões que apresenta um grau de concordância ou discordância em
relação às afirmações avaliadas. Os dados coletados foram expressos em gráficos,
interpretados e analisados á luz do referencial teórico do objeto de estudo. Os resultados
expressam que os licenciandos avaliaram a proposta de forma positiva, revelando que
ela pode ser incorporada dentro da educação básica contribuindo para auxiliar o estudo
das ligações químicas.
Descrição:
COUTINHO, M. D. L. Construção de palavras cruzadas para o ensino de ligações químicas: Uma avaliação do recurso didático por professores em formação inicial. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.