UEPB - Repositório Digital

Construção de palavras cruzadas para o ensino de ligações químicas: Uma avaliação do recurso didático por professores em formação inicial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Coutinho, Mychellane Duarte Leal
dc.date.accessioned 2016-02-03T19:52:59Z
dc.date.available 2016-02-03T19:52:59Z
dc.date.issued 2015-12-11
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8631
dc.description COUTINHO, M. D. L. Construção de palavras cruzadas para o ensino de ligações químicas: Uma avaliação do recurso didático por professores em formação inicial. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A utilização de atividades lúdicas tem se apresentado como um recurso didático de apoio para auxiliar o processo de construção do conhecimento no ensino de Química, contribuindo para minimizar as dificuldades de aprendizagem. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, as palavras cruzadas têm atuado como ferramentas que contribuem para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir um recurso didático (palavras cruzadas) para auxiliar as aulas de ligações químicas, buscando avaliar tal recurso com estudantes do curso de licenciatura de Química da UEPB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foram 10 estudantes de uma turma do curso de Licenciatura em Química. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado uma escala de Likert contendo seis questões que apresenta um grau de concordância ou discordância em relação às afirmações avaliadas. Os dados coletados foram expressos em gráficos, interpretados e analisados á luz do referencial teórico do objeto de estudo. Os resultados expressam que os licenciandos avaliaram a proposta de forma positiva, revelando que ela pode ser incorporada dentro da educação básica contribuindo para auxiliar o estudo das ligações químicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Palavras cruzadas pt_BR
dc.subject Ligações químicas pt_BR
dc.title Construção de palavras cruzadas para o ensino de ligações químicas: Uma avaliação do recurso didático por professores em formação inicial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta