Resumo:
Ao buscar subsídios que orientassem o trabalho do professor de Educação Física com os anos
iniciais do ensino fundamental, o que mais nos chamou atenção foi a ausência de livros
didáticos destinados a esse nível de ensino. O presente estudo tem como objetivo apresentar a
organização didática dos conteúdos da educação física como parte de uma proposta de
construção do livro didático de Educação Física para os anos iniciais do ensino fundamental,
que será fundamentado na abordagem Crítico – superadora, entendendo que essa abordagem
atende as necessidades da escola e oportuniza ao aluno um conhecimento amplo a respeito
dos elementos da Educação Física. Apresentamos inicialmente algumas inquietações a
respeito da Educação Física e a utilização do livro didático, em seguida, o processo de escolha
dos conteúdos no livro e por fim uma síntese dos capítulos expondo seus objetivos em cada
conteúdo. Este artigo pode ser caracterizado como um ensaio de síntese propositivo porque
não será resultado de pesquisa empírica. Dividimos o processo em dois momentos: a pesquisa
e a criação e desenvolvimento de produto. A pesquisa pode ser caracterizada prioritariamente
como indireta, analítica, do tipo Revisão de Literatura. Esperamos que a proposta de
construção do livro didático possa levar a reflexão sobre a importância em abordar a
Educação Física e seus conteúdos nesse nível de ensino e ainda, esperamos contribuir com a
produção teórica nessa área, aumentando o número de livros didáticos de Educação Física,
que possam servir de instrumento pedagógico que auxiliem as necessidades de planejamento,
intervenção e avaliação, importantes para as aprendizagens dos alunos como também a
organização do trabalho docente.
Descrição:
BEZERRA, M. G. Organização didática dos conteúdos da Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 27f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.