UEPB - Repositório Digital

Organização didática dos conteúdos da Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Morgana Guedes
dc.date.accessioned 2016-02-05T12:30:56Z
dc.date.available 2016-02-05T12:30:56Z
dc.date.issued 2014-12-11
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8643
dc.description BEZERRA, M. G. Organização didática dos conteúdos da Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 27f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Ao buscar subsídios que orientassem o trabalho do professor de Educação Física com os anos iniciais do ensino fundamental, o que mais nos chamou atenção foi a ausência de livros didáticos destinados a esse nível de ensino. O presente estudo tem como objetivo apresentar a organização didática dos conteúdos da educação física como parte de uma proposta de construção do livro didático de Educação Física para os anos iniciais do ensino fundamental, que será fundamentado na abordagem Crítico – superadora, entendendo que essa abordagem atende as necessidades da escola e oportuniza ao aluno um conhecimento amplo a respeito dos elementos da Educação Física. Apresentamos inicialmente algumas inquietações a respeito da Educação Física e a utilização do livro didático, em seguida, o processo de escolha dos conteúdos no livro e por fim uma síntese dos capítulos expondo seus objetivos em cada conteúdo. Este artigo pode ser caracterizado como um ensaio de síntese propositivo porque não será resultado de pesquisa empírica. Dividimos o processo em dois momentos: a pesquisa e a criação e desenvolvimento de produto. A pesquisa pode ser caracterizada prioritariamente como indireta, analítica, do tipo Revisão de Literatura. Esperamos que a proposta de construção do livro didático possa levar a reflexão sobre a importância em abordar a Educação Física e seus conteúdos nesse nível de ensino e ainda, esperamos contribuir com a produção teórica nessa área, aumentando o número de livros didáticos de Educação Física, que possam servir de instrumento pedagógico que auxiliem as necessidades de planejamento, intervenção e avaliação, importantes para as aprendizagens dos alunos como também a organização do trabalho docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jeimison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Organização didática pt_BR
dc.title Organização didática dos conteúdos da Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta