Resumo:
Ciente do potencial e da massificação que as novas tecnologias de informação e
comunicação – TICs adquiriram na sociedade atual, faz-se necessário pesquisar meios
de utilizar tais ferramentas de forma proveitosa, de modo que seja possível superar ou
ao menos minimizar os efeitos de alguns obstáculos encontrados no cotidiano de
estudantes e professores durante o processo de obtenção de conhecimento. Com esta
finalidade, foi feita uma pesquisa sobre métodos úteis para transmissão, gerenciamento
e avaliação de conteúdos escolares e informações correlatas, com o intuito de
transformá-los em conhecimento propriamente dito. Para tanto, utilizou-se de conceitos
de educação à distância aliados ao potencial de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
para abordar conteúdos da área de ciências exatas. De tal modo, foram encontradas
ferramentas matemáticas que podem ser incorporadas à plataforma Moodle e que
podem ser úteis para sanar dificuldades descobertas durante o processo de ensino-aprendizagem,
sendo que foi feita também uma análise cuja finalidade foi expor os
aspectos positivos e negativos de cada ferramenta, de modo que ao final desta leitura,
seja possível verificar as vantagens e limitações, bem como obter uma opinião acerca da
utilização de alguma ou do conjunto dessas ferramentas.
Descrição:
SILVA, L. S. da. Estudo de ferramental computacional para ambiente virtual de aprendizagem como suporte de Ensino de Matemática. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.