Resumo:
O presente artigo tem como objetivo identificar como a produção teórica, especificamente, a
publicada em congressos e periódicos científicos da Educação Física no país, apresenta o tênis
na
educação física escolar. Para tanto, inicialmente, na introdução abordou-se a perspectiva de ensino
adotada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Educação Física. Como fundamentação
teórica, refletiu-se sobre a prática do esporte na escola. Em seguida, apresentou-se generalidades
sobre o tênis, destacando sua história e sua trajetória no Brasil. Finalmente, enfatizou-se a prática do
tênis na escola e a visão social sobre este esporte. Como metodologia, realizou-se um estudo
exploratório baseado em revisão de literatura, no qual serviram de fonte trabalhos apresentados em
congressos e periódicos. Na discussão de dados, observou-se que foram encontrados poucos
trabalhos sobre o tênis, mas nenhum destes fazia alusão ao tênis nas aulas de educação física
escolar.
Descrição:
TRAVASSOS, R. de A. Produção do conhecimento sobre tênis na Educação Física Escolar. 2015. 25f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.