Resumo:
O estudo surge a partir uma experiência de quatro anos no Projovem Adolescente da cidade de
Esperança - PB ao observar, dentre tantos aspectos, que para atuar na Oficina de esporte e lazer,
por exemplo, muitos não têm conhecimento dos documentos que norteiam o Programa, bem como,
os conteúdos a serem desenvolvidos. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi descrever e analisar
eixos temáticos presentes em documentos do Projovem Adolescente percebendo recorrência à
Educação Física para a estruturação destes documentos; e ainda, apontar contribuições para a
organização da Oficina Esporte e Lazer a partir de referenciais teóricos que norteiam a Educação
Física escolar.A pesquisa é do tipo documental utilizando-se de documentos impressos e digitais
disponíveis no site do Ministério de Desenvolvimento social e de Combate à fome. Baseando-se na
técnica de análise de conteúdo, em Bardin (2007), o estudo identificou eixos teóricos da Educação
Física presentes na estrutura de documentos do Projovem Adolescente. O estudo aponta para a
urgência do conhecimento dos documentos que norteiam o Programa pelos gestores, coordenadores
e facilitadores de oficina antes da operacionalização do mesmo. Sugere-se outros estudos que
aproximem os diálogos entre o campo da Educação Física escolar e programas sociais.
Descrição:
SILVA, L. A. da C.
Reflexões sobre o Projovem Adolescente: Interfaces com a Educação Física Escolar. 2012. 25f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.