Resumo:
A pesquisa apresentada objetivou diagnosticar o panorama do conteúdo Lutas em escolas
públicas e privadas da cidade de Campina Grande-PB, através do tipo de pesquisa
documental, tendo a síntese das ementas em um diário de campo espontâneo como
instrumento aplicado para coleta dos dados. Foram-nos permitidas anotações através de
diálogos com professores e diretores de 10 escolas selecionadas. Essas escolas tem na sua
grade curricular a disciplina Educação Física nos anos finais do ensino fundamental, sendo
este, critério de inclusão da pesquisa. Utilizamos como base para o nosso referencial teórico, o
Referencial Curricular em Educação Física do Estado da Paraíba – RCEF/PB (2010), o
Coletivo de Autores (1992/2009), os PCNs (1998) e ainda o trabalho monográfico de Silva
(2012). O resultado dessa pesquisa dar-se pelo dialogo entre o ensino superior e seu reflexo
no ensino básico, confirmando a hipótese que nem todos os conteúdos que são ensinados nos
cursos de Educação Física, principalmente os da cultura corporal como o conteúdo lutas, não
são trabalhados no ensino básico.
Descrição:
SILVA, R. B. da. O conteúdo lutas na escola e na formação profissional em Educação Física. 2015. 25f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.