Resumo:
A Educação Física escolar e os brinquedos populares no ensino fundamental,
especialmente nas séries finais, requer uma atenção especial em virtude da
transição constante que passam os alunos nas séries iniciais. Esse processo deve
ser acompanhado possibilitando compreender a importância dos brinquedos
populares no âmbito escolar e sua contribuição na formação do aluno, considerando
os interesses comuns, a problematica da evasão escolar e o desinteresse do aluno
por outras disciplinas, de maneira que possamos identificar as possibilidades de
vivências com o jogo, o brinquedo e a brincadeira, através do objeto desse estudo
que é os brinquedos populares. O procedimento metodológico foi à pesquisa
bibliográfica por meio referencial teórico, de fontes atualizadas em livros, sites e
artigos de autores como Daudt, Sperb, & Gomes, (1992), Marinho, (2007) e Fortuna,
(2007), et al. O nosso objetivo foi identificar como os alunos das séries pesquisadas
veem a construção e desconstrução dos brinquedos populares na escola, a partir
das suas próprias experiências como contribuintes na escolarização do aluno e na
formação do indivíduo consciente e crítico. Ao consideramos a importância do
assunto e a sua ampla discussão na relação com os alunos, com os brinquedos
populares, considerando os seus hábitos em casa, na rua e na escola, os seus
interesses e como podem ser influenciados pela mídia, o que consideravelmente os
afasta da atividade física regular e em especial dos brinquedos e brincadeiras
populares, destacando a importância da escola e em especial do professor de
Educação física na transformação social e formativa do individuo.
Descrição:
LIMA, E. M. F. de. Os brinquedos populares no Ensino Fundamental: O resgate das brincadeiras populares. 2015. 30f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.