UEPB - Repositório Digital

Os brinquedos populares no Ensino Fundamental: O resgate das brincadeiras populares

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Edson Marques Ferreira de
dc.date.accessioned 2016-02-05T20:08:06Z
dc.date.available 2016-02-05T20:08:06Z
dc.date.issued 2015-03-10
dc.identifier.other CDD 793
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8652
dc.description LIMA, E. M. F. de. Os brinquedos populares no Ensino Fundamental: O resgate das brincadeiras populares. 2015. 30f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Física escolar e os brinquedos populares no ensino fundamental, especialmente nas séries finais, requer uma atenção especial em virtude da transição constante que passam os alunos nas séries iniciais. Esse processo deve ser acompanhado possibilitando compreender a importância dos brinquedos populares no âmbito escolar e sua contribuição na formação do aluno, considerando os interesses comuns, a problematica da evasão escolar e o desinteresse do aluno por outras disciplinas, de maneira que possamos identificar as possibilidades de vivências com o jogo, o brinquedo e a brincadeira, através do objeto desse estudo que é os brinquedos populares. O procedimento metodológico foi à pesquisa bibliográfica por meio referencial teórico, de fontes atualizadas em livros, sites e artigos de autores como Daudt, Sperb, & Gomes, (1992), Marinho, (2007) e Fortuna, (2007), et al. O nosso objetivo foi identificar como os alunos das séries pesquisadas veem a construção e desconstrução dos brinquedos populares na escola, a partir das suas próprias experiências como contribuintes na escolarização do aluno e na formação do indivíduo consciente e crítico. Ao consideramos a importância do assunto e a sua ampla discussão na relação com os alunos, com os brinquedos populares, considerando os seus hábitos em casa, na rua e na escola, os seus interesses e como podem ser influenciados pela mídia, o que consideravelmente os afasta da atividade física regular e em especial dos brinquedos e brincadeiras populares, destacando a importância da escola e em especial do professor de Educação física na transformação social e formativa do individuo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regimênia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Recreação pt_BR
dc.subject Brinquedos populares pt_BR
dc.title Os brinquedos populares no Ensino Fundamental: O resgate das brincadeiras populares pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta