Resumo:
O objetivo desse estudo é estreitar a relação da ginástica artística com o balé clássico,
avaliando e comparando crianças participantes de um programa de intervenção com a
utilização da ginástica artística nas aulas de balé clássico, com foco na melhoria da
flexibilidade, do equilíbrio corporal, da postura corporal e das habilidades técnicas do balé,
com crianças praticantes apenas do balé clássico. A pesquisa trata-se de um estudo
experimental, onde foi realizada uma intervenção em crianças em duas instituições de ensino
em Campina Grande- PB. A amostra foi composta por 20 crianças do sexo feminino, onde 10
crianças (grupo experimental) tiveram intervenção com conteúdos de ginástica artística nas
aulas de balé clássico e outras 10 crianças (grupo controle) apenas tiveram aulas de balé
clássico. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados testes físicos para avaliação
da flexibilidade- flexiteste, e equilíbrio- Rosadas (1991) e Rosa Neto (2002), além da
avaliação da postura- algumas váriaveis do sistema ADCON sugeridas João (2008); e de
elementos técnicos do balé- plié, soupless, cambré e grand écart frontal e lateral (direita e
esquerda), compatíveis com o grau de desenvolvimento das crianças. Foi também utilizada, a
observação das aulas e registros com câmera fotográfica e filmadora em entrevistas em grupo
e individual. Os resultados mostraram que as crianças participantes do grupo experimental,
que vivenciaram conteúdos de ginástica artística juntamente com os conteúdos de balé,
mostraram aumento superior dos níveis de flexibilidade, equilíbrio e das técnicas específicas
do balé clássico, comparadas às crianças do grupo controle. Na avaliação da postura, em
ambos os grupos, houve pequenas alterações. As crianças participantes demonstraram elevada
motivação ao longo do Programa implementado, além da ampliação dos seus conhecimentos,
demonstrando assim que a inclusão da ginástica artística nas aulas de balé clássico enriquece
a formação das crianças.
Descrição:
NUNES, M. de V. A ginástica artística vivenciada nas aulas de balé clássico: Estudo de uma intervenção em crianças. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.