UEPB - Repositório Digital

A ginástica artística vivenciada nas aulas de balé clássico: Estudo de uma intervenção em crianças

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes, Mikaeli de Vasconcelos
dc.date.accessioned 2016-02-05T20:09:57Z
dc.date.available 2016-02-05T20:09:57Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.other CDD 796.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8655
dc.description NUNES, M. de V. A ginástica artística vivenciada nas aulas de balé clássico: Estudo de uma intervenção em crianças. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desse estudo é estreitar a relação da ginástica artística com o balé clássico, avaliando e comparando crianças participantes de um programa de intervenção com a utilização da ginástica artística nas aulas de balé clássico, com foco na melhoria da flexibilidade, do equilíbrio corporal, da postura corporal e das habilidades técnicas do balé, com crianças praticantes apenas do balé clássico. A pesquisa trata-se de um estudo experimental, onde foi realizada uma intervenção em crianças em duas instituições de ensino em Campina Grande- PB. A amostra foi composta por 20 crianças do sexo feminino, onde 10 crianças (grupo experimental) tiveram intervenção com conteúdos de ginástica artística nas aulas de balé clássico e outras 10 crianças (grupo controle) apenas tiveram aulas de balé clássico. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados testes físicos para avaliação da flexibilidade- flexiteste, e equilíbrio- Rosadas (1991) e Rosa Neto (2002), além da avaliação da postura- algumas váriaveis do sistema ADCON sugeridas João (2008); e de elementos técnicos do balé- plié, soupless, cambré e grand écart frontal e lateral (direita e esquerda), compatíveis com o grau de desenvolvimento das crianças. Foi também utilizada, a observação das aulas e registros com câmera fotográfica e filmadora em entrevistas em grupo e individual. Os resultados mostraram que as crianças participantes do grupo experimental, que vivenciaram conteúdos de ginástica artística juntamente com os conteúdos de balé, mostraram aumento superior dos níveis de flexibilidade, equilíbrio e das técnicas específicas do balé clássico, comparadas às crianças do grupo controle. Na avaliação da postura, em ambos os grupos, houve pequenas alterações. As crianças participantes demonstraram elevada motivação ao longo do Programa implementado, além da ampliação dos seus conhecimentos, demonstrando assim que a inclusão da ginástica artística nas aulas de balé clássico enriquece a formação das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Miriam Werba Saldanha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ginástica artística pt_BR
dc.subject Balé clássico pt_BR
dc.subject Postura pt_BR
dc.title A ginástica artística vivenciada nas aulas de balé clássico: Estudo de uma intervenção em crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta