Resumo:
Após alguns anos como professor de Educação Física para os alunos do Ensino Médio da
cidade de Taperoá na Paraíba, observei um desinteresse, por parte dos alunos sobre as aulas
práticas da disciplina. Uma questão que muito me incomoda e que poucos estudos existem a
respeito. Como também, tenho observado que as aulas práticas de Educação Física estão
gradativamente sendo levada ao descaso nesse período de ensino, onde os alunos não se
importam com as aulas, alguns professores não exigem dos alunos ou mesmo não fazem nada
para exigir e a direção da escola, por sua vez, apenas assiste passivamente essa situação.
Desta forma optei por fazer um estudo para verificar a veracidade e conseqüentemente as
razões que possam justificar esse desinteresse ou justificar os possíveis interesses. Para isso
foi feito um estudo bibliográfico sobre a disciplina Educação Física, as características dos
alunos do Ensino Médio, o sentido dessas aulas praticas para esses alunos, a legalidade da
disciplina no Ensino Médio e o que seria motivação. Em posterior foi elaborado e entregue
aos alunos do Ensino Médio da cidade de Taperoá-Pb um questionário abrangendo perguntas
sobre pensamentos e sentimentos dos alunos, a escola a qual estudam, a metodologia adotada
para as aulas práticas, o professor e a estrutura escolar. Após a analise dos resultados
observou-se que o interesse dos alunos sobre as aulas práticas existe, entretanto o que motiva
a baixa frequência desses alunos e os notórios aborrecimentos aos serem exigidos a participar,
é a metodologia adotada nas aulas, que não suprem a seus interesses e anseios, como também
as estruturas de horário, turmas e escola.
Descrição:
SILVA, F. da. Análise crítica do interesse dos alunos de Ensino Médio da cidade de Taperoá-PB sobre as aulas práticas de Educação Física. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.